5 dúvidas comuns sobre Energia Solar em residências

A energia solar caminha para ser a segunda matriz energética mais utilizada no Brasil, o que mostra que o seu crescimento está acontecendo de forma desenfreada e chegando nas casas, indústrias, empresas e agronegócios de milhares de brasileiros. 

Afinal, essa fonte além de limpa, inesgotável, renovável, é econômica e reduz a conta de energia de qualquer residência ou negócio. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) o maior número de instalações no Brasil são residências, isto é, mais de 1 milhão de sistemas estão sendo diariamente implementados em lares brasileiros.

Diante disso, é normal que algumas dúvidas sobre o assunto apareçam. No texto de hoje iremos te contar e revelar 8 dúvidas comuns sobre energia solar.

É possível deixar a conta de luz no 0?

Essa é uma dúvida bastante frequente e hoje te explicamos se isso é possível ou não. No Brasil não existe a possibilidade de zerar a conta de luz, isso porque existe um custo de disponibilidade, ou seja, um valor mínimo que precisa ser pago de acordo com o tipo de ligação elétrica que se tem. 

No caso de residências, redes monofásicas, o valor corresponde a 30 kWh. Mas acredite, nós conseguimos reduzir o valor atual da sua fatura em até 95%.

Terei energia durante o período noturno?

Algumas pessoas acreditam que na ausência da luz e do calor do sol, ficarão sem energia, mas isso não é uma verdade. O sistema não irá produzir energia, já que as células fotovoltaicas precisam do sol. 

Entretanto, não faltará energia durante à noite, já que o sistema irá utilizar energia armazenada. Fique tranquilo!

O que acontece se a produção for maior que o consumo?

Se por acaso você produzir mais energia do que estiver consumindo, você não ficará no prejuízo. De acordo com a Resolução Normativa 687/2015 da ANEEL, é possível compensar com os créditos energéticos, isto é, ela é emprestada à rede “pública” e em troca você recebe uma compensação. 

Como é o processo de instalação?

O processo de instalação do sistema fotovoltaico é mais rápido e fácil do que você pode imaginar, quando feito por profissionais qualificados e experientes leva pouco tempo, não faz barulho e em nada atrapalha a rotina dos seus afazeres domésticos ou do seu home office.

As manutenções do sistema são caras? 

As visitas para manutenções, além de um baixo custo, são práticas e realizadas com um longo intervalo de tempo, só para possíveis reparos, limpezas e conferência do bom funcionamento de todo o sistema. Em muitos casos são sugeridas de 3 a 4 visitas no ano.

 

Gostou das dúvidas de hoje?

Se ainda tiver algum questionamento, acesse as nossas redes sociais e o nosso site e nos deixe perguntas para a próxima oportunidade.