Como saber a irradiação solar por município

A energia solar é uma das fontes mais limpas, econômicas e sustentáveis do mundo, e a sua popularização está cada vez mais forte em todas as nações, principalmente no Brasil. Um dos fatores que impulsionam esse avanço por aqui, é pela sua facilidade de produção e em larga escala, em quase todo território nacional, graças ao nosso bioma Tropical e a forte presença do solar por todo o país.   

Proveniente do sol e do seu calor, essa é uma das formas mais inteligentes de gerar a sua própria eletricidade, sem se preocupar com uma crise energética ou com altos gastos na sua conta de luz no fim do mês. 

Por isso é tão importante ter todas as informações do sol, para entender mais sobre a energia proveniente desse elemento. No texto de hoje você saberá o que é a irradiação solar, como observá-la na sua cidade e como isso é possível. 

 

Afinal, o que é irradiação solar? 

Primeiro é preciso lembrar que a radiação solar é a energia proveniente do sol, construída a partir de ondas eletromagnéticas. Diante disso, o termo irradiação solar refere-se ao que é exposto dessa radiação, em um determinado período, por uma unidade.

Nesse caso ela é medida por watt por hora por metro quadrado (Wh/m²), para poder definir quanto de irradiação solar está sendo recebida naquele local, para poder ser criada uma usina solar. 

Como saber essa medição por município?

Desde 2017, existe um sistema, criado para facilitar esse processo. Os dados disponíveis no Atlas Brasileiro da Energia Solar surgiu para facilitar o acesso a informações sobre o setor, por consultas que podem ser feitas na internet por todo cidadão. 

Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), os dados podem ser visualizados através de um mapa interativo, com tabelas, arquivos e projetos para o Sistema de Informação Geográfica.

Neste documento é possível visualizar as informações separadas por estados e municípios, ou seja, ao acessar o site do Instituto é possível observar os dados de irradiação solar das 5.570 cidades brasileiras. E o material foi criado justamente para calcular potencial solar de cada local, já que havia uma dificuldade em encontrar dados. 

 

Benefício do Atlas Brasileiro de Energia Solar

O documento, que conta com 17 anos de dados de satélites, validados por mais de 500 anos, é um dos locais mais seguros para checar informações sobre o setor. Diante disso, esse recurso é importante para as pesquisas sobre as energias renováveis, como também para aprender mais sobre a energia proveniente do sol e de como empreender nessa área. Importantíssimo para que essa fonte não pare de crescer. 

Para não perder nenhuma novidade sobre o mundo do solar acesse o nosso blog no site e nos acompanhe nas redes sociais.