A produção de energia é uma realidade em inúmeras casas de brasileiros, é porque seu uso traz diversos benefícios como: economia na fatura de energia, incentivo à sustentabilidade e, para empresas, contribui para que investidores associem sua marca positivamente.
Mas, se você ainda não aderiu, e tem vontade de entrar para o time dos que têm as contas lá embaixo, só que ainda tem dúvidas sobre a durabilidade, no blog de hoje vamos te contar tudo sobre.
Um sistema fotovoltaico é composto por um kit de energia solar, que vai muito além do que só adquirir as placas solares. Nele estão presentes os equipamentos responsáveis por interligar o sistema e converter a corrente de energia.
Quando o assunto é durabilidade, é importante ressaltar que este é um equipamento elétrico, portanto, deve ser instalado por engenheiros e uma empresa qualificada para lhe acompanhar durante todo o projeto junto à concessionária e também na instalação dos componentes de alto risco.
Sabendo que as placas ocupam o maior valor de todo o projeto, a qualidade delas precisa estar à altura. Então, quando for instalar seu equipamento, verifique com a empresa integradora informações sobre garantia e marca do produto.
Todos esses indicadores contribuem para a prolongação do tempo do painel solar, então a média de durabilidade pode variar entre 25 a 30 anos. Lembrando que mesmo após este período, as placas continuam funcionando, mas com menor intensidade.
A manutenção é outro fator importante que contribui para prolongar ou não a duração dos painéis. Como é natural sua exposição a diversos climas: sol, chuva e ainda outros eventos da natureza, no decorrer do tempo após a instalação pode ser que seu equipamento necessite de manutenção.
A manutenção pode ser realizada para verificar se tudo está em ordem e prevenir futuros problemas, como, por exemplo: riscos no painel, oxidação na estrutura metálica, fios desencapados, trincas entre outros.
Cuidar de todo o equipamento, bem como instalar em um ambiente previamente preparado para recebê-lo são algumas das estratégias de cuidados para com seu sistema. A verdade é que as placas não exigem cuidados extremos, mas é bom sempre verificar a limpeza dos módulos.
O ideal é limpar apenas com um pano úmido, não usar produtos químicos e evitar subir em cima da superfície para não gerar nenhum acidente e não quebrar os painéis. É possível ainda contratar empresas especializadas em limpeza dos módulos, caso prefira terceirizar o serviço.
Achou interessante estas informações sobre a energia solar? Então continue nos acompanhando nas redes sociais e aqui no blog para não perder nenhum assunto sobre o tema. Mas, se seu objetivo é economizar na fatura de energia e ainda gerar energia limpa, fale com nosso time para fazer um orçamento.
A energia solar completou, em 2022, uma década de regulamentação e funcionamento no Brasil e o saldo desse último foi surpreendente. Essa fonte limpa e inesgotável, se tornou a segunda força energética do país, ultrapassando a energia eólica, com mais de 24 GW de potência instalada, em milhares de casas, empresas, indústrias e agronegócios brasileiro. […]
Ler maisA energia solar é uma opção inteligente para gerar eletricidade por meio de uma fonte limpa, sustentável, econômica e segura. Não é à toa que essa tecnologia vem crescendo de forma desfradada no Brasil e influenciando a forma de que a população vê essa solução que está há mais de uma década no mercado nacional. […]
Ler maisA energia solar é uma das fontes mais limpas, econômicas e sustentáveis do mundo, e a sua popularização está cada vez mais forte em todas as nações, principalmente no Brasil. Um dos fatores que impulsionam esse avanço por aqui, é pela sua facilidade de produção e em larga escala, em quase todo território nacional, graças […]
Ler mais